Translate

domingo, 21 de abril de 2013

Qual é a vossa RAZÃO?

Isto é uma tentativa de entender algo que ultrapassa a nossa compreensão.

É o cenário da crise, da perda dos clientes, do país que temos, do facto de sermos parte de um ramo fortemente afectado pelos problemas de Portugal.

Isso tem lógica, isso é uma boa razão, uma boa justificação para aquilo a que estamos a assistir.

Mas será que já olharam bem para dentro? Mas bem para dentro de vós próprios, para dentro da Moviflor e perguntaram-se?

- Por este caminho onde é que isto vai parar?

Já se perguntaram?

E é aí que tento entender a vossa razão, a vossa lógica que é tudo menos correcta, menos justa, menos verdadeira e menos digna.

Devem pensar que as nossas palavras, que este blog ajudam a afundar a Moviflor? Mas não! O José Silva somos todos, somos muitos. É cada um daqueles que se revê na falta de respeito de que estamos a ser alvo.

O que afunda a empresa é sim a incompetência e a mentira que reinam em grande na Moviflor.

* Mentir aos clientes. Adiar uma, duas, três, quatro vezes. Adiar entregas por meses a fio. Essa é a pior publicidade!

* Obrigar os funcionários a dizer tudo menos a verdade e termos vergonha porque somos obrigados a mentir aos clientes.

* Ver de forma frustrada e incapaz os milhares de euros que todos os dias são devolvidos aos clientes. Essa é a pior publicidade!

E isto não tem lógica, não tem razão de ser pois quem alimentou tudo isto foram as mesmas pessoas que podiam ter evitado isto.

São os tais que passam ao lado da crise porque não passam fome, porque têm dinheiro e porque nunca pagarão nem aprenderão com os erros que cometeram.

São os mesmos que estão a tentar reerguer aquilo que destruíram.

Mas querem que vos diga? É fácil empurrar uma empresa para o abismo, mas mais difícil é restituir-lhe a credibilidade e a confiança de clientes e funcionários.

Os clientes são enganados e o dinheiro deles é que vai sustentando o impossível.

Mas os funcionários também são enganados e mal tratados e ABRAM BEM OS OLHOS POIS O TRATAMENTO QUE SE TEM PARA COM OS FUNCIONÁRIOS, DIZ TUDO SOBRE AS PESSOAS QUE LIDERAM A EMPRESA.

SE NOS TRATAM COMO ANIMAIS, VOCÊS SÃO O QUÊ? VETERINÁRIOS? ACHO QUE ALGUNS DE VOCÊS TRABALHAM NO RAMO ERRADO.

* Por mais necessário que seja despedir, usam do método de mandar mães e pais de filhos para outras lojas e destroem as vidas das pessoas da noite para o dia.

* Acham bem esta forma de reduzir despesa? É verdade que há pessoas que precisam de ser despedidas da empresa, mas é assim, sem critério que se permite que as pessoas saiam? É que estamos a falar de seres humanos.

* Fica quem não interessa, vai embora quem faz falta. Dos que ficam não se distingue quem tem mérito de quem não o tem e somos todos farinha do mesmo saco? Mas onde está a vossa razão? Que futuro tem a Moviflor com esta política?

* Negoceiam a saída de funcionários desesperados, que abdicam de quase tudo pois precisam de ter alguma fonte de rendimento certo e que passa a ser o fundo de desemprego em vez da verba acordada na qual falharam. Já agora? Afinal o critério é sair de graça? Se é digam de vez, mas depois não se queixem do insucesso das vossas estratégias!

* Devem a toda a gente. Temos fornecedores bloqueados, salas incompletas, camas sem colchões, armazéns vazios e deixam as coisas chegar a este ponto? Afinal querem vender como e o quê?

* Têm a lata e a incompetência de fazer catálogos cujo material não existe em exposição nem há previsão de chegada. Mas onde é que andam com a cabeça? Está tudo louco?

* Depois queixem-se quando as "gentes de cabeça quente" falam dos investimentos de Angola e Moçambique. Respondam que são dinheiros diferentes e são e não são. Pois é, mas há duas coisas que vos faltam e não conseguem ver que se chamam seriedade e bom trato.
Serem pouco sérios pois fica mal em Portugal termos uma empresa em ruínas, mal tratada, abandonada e lá fora o novo El Dorado que alimenta e sustentará a "malta do costume".
Mas uma pessoa séria vai ser sempre uma pessoa séria e um veterinário será sempre um veterinário.
Ser sério dá trabalho e custa. Já vão tarde, mas nunca é tarde para fazer as coisas com correcção.

* Falem com as pessoas. Usem de pedagogia pois infelizmente precisamos e muito dessa pedagogia.

* Se querem e precisam de reduzir custos, sejam sérios e dignos nessa hora tão difícil para as duas partes. Paguem indemnizações justas, cumpram com a vossa palavra. Sejam sérios e deixem de perseguir os funcionários e aproveitarem-se da fragilidade deles na hora de negociar a saída.

* Também quero dizer que a redução de custos não pode passar apenas pelos quadros inferiores. Há directores, assessores, gerentes a mais, há muito ladrão e muito incompetente a destruir equipas, lojas e armazéns. E deixem-se de simpatias pois parte da doença que mata a Moviflor também está aí.

* A Dona Catarina não é omnipresente e essas pessoas são a face da empresa e muitos deles nunca foram dignos de o ser. Em muitos deles, em cada um há um incompetente, um frustrado ou um ditador escondido.

* Fala-se de greves, de revoltas, de tanta coisa. E já alguém reparou que o motivo de tudo isso, as causas daquilo que se transformou numa guerra, são todas provocadas pela tal incompetência, pelo desrespeito e pela mentira?

ABRAM OS OS OLHOS!

Nunca é tarde para se dizer a verdade e nos tratarmos uns aos outros com respeito e transparência.