Translate

sábado, 11 de maio de 2013

Ninguém entende porque razão uma empresa em sérias dificuldades se recusa a recorrer às ajudas e/ou apoios disponíveis!? Mas...será que é para entender? Ou será que até entendemos bem demais o porquê?!

############################################
Os sinais de alerta 
Uma empresa pode olhar para um conjunto de indicadores que lhe permitem perceber se está ou não à beira da falência. Uma espécie de "checklist", elaborada pela União Europeia, pode ser um instrumento muito útil.

Alertas Externos


Clientes 
• Perda de clientes habituais 
• Facturas grandes por liquidar, perdas por dívidas mal paradas 
• Queixas crescentes de clientes 


Concorrência do mercado• Concorrência mais intensa, novas empresas concorrentes 
• Quota de mercado em queda 
• Diminuição das vendas 
• Pressão crescente sobre os preços 


Fornecedores• Menor fiabilidade das entregas 
• Fornecedores oferecem piores condições 
• Insistência sobre pré-pagamento 


Entidades de crédito• Oferecem piores condições 
• Exigem relatórios de evolução da empresa com maior frequência 
• Exigem mais garantias 
• Restrições ao crédito 


Outros• Informações críticas nos média sobre a empresa 
• Queixas de proprietários de terrenos/moradores vizinhos ou de grupos de interesse sobre protecção ambiental, direitos do consumidor, etc.
Alertas Internos


Gestão • Atitude "Mas nós sempre funcionámos bem assim" 
• Responsabilidades pouco claras 
• Decisões repetidamente adiadas 
• Gestão descoordenada 
• Sensação de desgaste sem nada visível que o justifique 


Empregados• Incapacidade em preencher posições essenciais 
• O pessoal não utiliza ao máximo as suas capacidades 
• Os empregados discutem problemas internos com clientes/parceiros 
• Rotatividade crescente do pessoal 
• Absentismo crescente 


Controlo do desempenho• Ausência de dados sobre o desenvolvimento da empresa ou, pelo menos, ausência de dados actualizados 
• Dados disponíveis pouco estruturados e pouco informativos 


Finanças• Reservas de liquidez cada vez mais escassas
• Crédito máximo disponível usado com mais frequência 
• Incapacidade em beneficiar de descontos por pagamento rápido 
• É cada vez mais difícil pagar facturas atempadamente



Vacine a sua empresa contra os tempos difíceis


2 comentários:

  1. D.CATARINA ACORDE,A SRA NÃO PODE ESTAR BEM!!!TEM A NOÇÃO DE QUANTOS DOS SEUS COLABORADORES ESTÃO A PASSAR FOME PARA QUE NÃO FALTE AOS SEUS FILHOS???A NÃO CUMPRIR COM OS SEUS PAGAMENTOS,ETC...PENSE SE ESTÁ A SER HUMANA,MAS PENSE POR SI,NÃO SE DEIXE INFLUENCIAR.O SEU FILHO QUE VENDA ALGUNS CARROS MOTAS DE COLEÇÃO,FAÇAM ALGUMA COISA,O DESESPERO É MUITO GRANDE,E LEVA A QUE AS PESSOAS TENHAM ATITUDES QUE NÃO PENSARIAM NUNCA TER...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É confrangedor a ingenuidade com que alguns ainda acreditam que a D. Catarina não tem nada a ver com o que se passa...e confrangedor é o mínimo que se pode dizer...

      Eliminar