Translate

sábado, 27 de setembro de 2014

ENCERRAMENTO MOVIFLOR (II)


ALGUÉM QUE FAÇA O FAVOR DE EXPLICAR AO CESP A VERDADEIRA SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRAM OS TRABALHADORES DA MOVIFLOR!?
É lamentável que, num aproveitamento que me atreveria a classificar de oportunista, o CESP não tenha o mínimo cuidado em recolher os dados correctos sobre a situação...coisa que era suposto já existir se tivesse continuado a acompanhar os trabalhadores desde a homologação do PER.
Segundo as informações que o CESP insiste em difundir, num aparente branquear(!?) do que foi feito, repetindo um dado incorrecto - "um 'email' enviado pela empresa de mobiliário aos funcionários" - que não corresponde à realidade. A realidade é que a DONA DA EMPRESA LIMITOU-SE A EMITIR UM COMUNICADO ONDE INFORMA A DATA DO ENCERRAMENTO E ONDE ACRESCENTA DUAS DAS HABITUAIS MENTIRAS - "encerramento temporário" E "a esperança de poder voltar a contar com a vossa participação" - NADA INDICANDO SOBRE A SITUAÇÃO EM QUE FICAM OS TRABALHADORES QUE AINDA FAZEM PARTE DO QUADRO DE PESSOAL! Segundo o CESP fica-se com a ideia que a empresa até agiu correctamente ao 'informar todos os trabalhadores'...É MENTIRA!!!
"Além do despedimento colectivo que já abrangeu 200 trabalhadores, o PER prevê a saída de mais 325 funcionários da empresa.".... CORRECÇÃO: FORAM DESPEDIDOS CERCA DE 200 TRABALHADORES (194) AO ABRIGO DO PREVISTO DESPEDIMENTO COLECTIVO QUE O PER DETERMINAVA VIREM A SER DE 325 NO TOTAL!
Quer dizer que a empresa apenas efectuou um despedimento colectivo de 194 trabalhadores em Fevereiro último, mas...DESDE ESSA DATA E ATÉ AO MOMENTO EMPURROU PARA UM 'DESPEDIMENTO ENCAPOTADO' A GRANDE MAIORIA DOS TRABALHADORES - ATRAVÉS DE MANOBRAS VÁRIAS QUE PASSARAM POR AMEAÇAS, 'ACONSELHAMENTOS', ATÉ SE CHEGAR EM AGOSTO À ELABORAÇÃO DUMA PEQUENA LISTA DE ESCOLHIDOS PARA RECEBEREM O PAGAMENTO DUM VENCIMENTO, EMPURRANDO, ASSIM, TODOS OS RESTANTES PARA A SUSPENSÃO OU BAIXA MEDICA...POR EXPRESSO 'ACONSELHAMENTO' DAS CHEFIAS!
Era tudo isto (e ainda mais uma serie de ilegalidades e atentados aos direitos dos trabalhadores) que o CESP devia tentar trazer ao conhecimento público e, principalmente, apoiar na luta levando à justiça os casos que foram levados por ADVOGADOS PRIVADOS QUE OS TRABALHADORES TIVERAM DE PAGAR!, mas esse apoio devia ter sido dado...DESDE O INÍCIO E ACOMPANHANDO TODO ESTE PROCESSO! E NÃO A REBOQUE DA PRESSÃO DA 'MEIA DÚZIA' DE TRABALHADORES QUE NÃO BAIXARAM OS BRAÇOS, MESMO DEPOIS DE DESPEDIDOS, OU... PARA APARECER NAS NOTÍCIAS!!!
A Moviflor anunciou que vai encerrar as suas lojas temporariamente a partir de 01 de outubro, revelou o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de...
RTP.PT|DE RTP, RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL - MARCOS CELSO

ENCERRAMENTO MOVIFLOR (I)


<<<<(...)De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio e Serviços (CESP), no final de julho os trabalhadores ainda tinham em atraso os salários de maio. Por este motivo, uma trabalhadora formulou, em agosto, um pedido de insolvência. Fonte do Sindicato informou, no início do mês, que face ao não pagamento dos ordenados, muitos funcionários suspenderam os contratos e as lojas não funcionam por falta de pessoal,(...)>>>>
TUDO ISTO É MENTIRA!!!
1) Mais precisamente no início de Agosto a maior parte dos que ainda estavam ao serviço foram 'aconselhados', pelas chefias locais, a 'tratar da sua vida' indo para a baixa, ou recorrendo à suspensão, porque...iam ser escolhidos uns quantos para ficarem e quanto aos restantes a empresa não contava com eles! E assim foi...pelo que quem não recebeu não teve outra alternativa se não recorrer à suspensão do contrato de trabalho. PORQUE É QUE O CESP NÃO SABE ISTO???
2) A trabalhadora que recorreu a um advogado privado para interpor uma acção de pedido de insolvência...foi uma das que recorreram à RESCISÃO COM JUSTA CAUSA, AINDA EM 2013, E QUE O SINDICATO DEIXOU AO ABANDONO...PORQUÊ???
Moviflor tem mais de 1400 credores e uma dívida superior a 147 milhões de euros, nomeadamente ao fisco e à segurança social
DINHEIROVIVO.PT|DE CONTROLINVESTE

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"E nós?! Quem é que nos defende?! Quem é que vê o que se passa connosco?!"



UM TESTEMUNHO QUE PODERIA SER DE...DEZENAS, CENTENAS DE TRABALHADORES EXPOLIADOS DA MOVIFLOR...

Palavras para quê?
E depois nós é que levantámos falsos testemunhos. é que dramatizávamos a situação financeira da empresa e não só... Era tudo mera e pura especulação.
Pois... Que sentimento de revolta. Tantas e tantas vidas destruídas, casamentos, famílias...Doenças não tratadas que por isso agravaram levando mesmo á morte de ente queridos. Casas, carros entregues ao banco. Mesas cheias de familia mas sem comida na mesa... Dormir acordado a pensar como se iria ser o dia seguinte... As contas a chegarem, e depois os respectivos avisos de cortes...E por fim os próprios cortes. Os filhos para alimentar... Tanta coisa..
O desespero, a dor a revolta de querer continuar... Descarregar tudo isto naqueles que nos eram mais próximos e queridos(coitados sem culpa ou responsabilidade alguma). Tudo por causa de mentiras e mentiras e mais mentiras. Ameaças de processos por difamação, por levantamento de falsos testemunhos... Ameaças por parte da policia(solicitadas pela administração) ao tentar defender a nossa dignidade. Sim, porque apesar de estarmos sem nada ou quase nada... Temos muito, para não dizer tudo. Dignidade, Orgulho e Direitos. Ameaças essas de perturbação á Ordem Pública. Que bem!!!
E nós?! Quem é que nos defende?! Quem é que vê o que se passa connosco?!
Falam, falam,falam... Mais nada... Apenas e só queremos os que é nosso por direito. Só isso. Não estamos a roubar ninguém. Enquanto representamos a Empresa, entregámos-nos de alma e coração. Vivemos e demos a cara pela Empresa. Sempre da melhor forma possível. Claro que uns mais e melhor que outros... Mas pronto é como em tudo na vida.
Tenho tanto para escrever...Para contar... Mas a revolta não deixa...
É muito triste, vergonhoso e decepcionante viver num País assim...
Falhado o plano de recuperação, empresa de mobiliário fecha instalações "temporariamente".
PUBLICO.PT

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O FIM ANUNCIADO E...DATADO!

<<<<<<<Catarina Remígio
Acções
Para:
M
lojas.gerentes‎; lojas.subgerentes‎; armazens‎; GreenPark

quinta-feira, 25 de Setembro de 2014 22:09
            COMUNICADO

“A Administração da Moviflor informa que, dado não se encontrar ainda definida a evolução da empresa face á necessidade de investimento, e considerando as dificuldades e contingências com que nos debatemos diariamente, foi tomada a decisão de encerramento temporário das instalações já a partir do próximo dia. 1 Outubro 4ª feira.
Agradecemos o esforço e dedicação de todos os que nos têm acompanhado nesta difícil fase da vida da empresa, com a esperança de poder voltar a contar com a vossa participação.”


Maria Catarina Coutinho Remigio >>>>>>

sábado, 20 de setembro de 2014

Arquivando...

Uma pequena recolha de textos escritos no Grupo - UMA LUTA QUE NÃO CHEGOU A SER LUTA ...MAS AINDA NÃO ACABOU!!! - do Facebook e links diversos, sobre a situação dos trabalhadores da MOVIFLOR, desde Dezembro 2012:

<<<<
Quando, um dia, se fizer a história desta empresa não ficará registada a canalhice duma administração, que destruiu a vida de dezenas e dezenas e dezenas de famílias, mas a COBARDIA e a INDIGNIDADE de quem não quis lutar pela defesa dos seus próprios direitos.
É nesta massa humana que se suportam governos como o nosso; é desta massa humana que se fizeram fascismos, nazismos e outros ismos! O poder não se suporta, por si só, se não tiver na base uma mole humana de néscios e cobardes que lhe dê sustentação: quer pela colaboração, quer pela simples omissão.
Não tenho medo de quem me ataca, mas assustam-me os que mordem pela calada, fazendo do nosso futuro próximo algo que julgámos ter afastado há perto de quarenta anos!
Por enquanto ainda é só uma maré de moralismos bacocos a renascerem (o salazarismo ainda persiste nas mentes de muitos!), e cobardias ocas a fingirem que têm alguma consistência, mas...negros tempos se avizinham!>>>>

<<<Abusos laborais sistemáticos na MOVIFLOR>>>


(...)"<<<<<................................................DAQUI ATÉ À DERROCADA FINAL, EM 2014, COM A FALÊNCIA QUE SE ANUNCIA...


domingo, 3 de agosto de 2014

OS DESMANDOS DA MOVIFLOR

A MOVIFLOR prepara-se para levar a efeito mais um ataque aos trabalhadores. 


Não lhe bastando não cumprir com o estipulado no PER, homologado desde Dezembro 2013. Não lhe bastando ter continuado a falhar o pagamento dos vencimentos, após a homologação do PER tendo acrescentado, neste momento e à dívida vencida até Dezembro 2013, mais quase quatro meses (faltam Janeiro+25% de Maio+Junho+Julho 2014). Não lhe bastando ter levado a efeito um despedimento colectivo baseado no número da faltas justificadas dadas num determinado período aleatório. Não lhe bastando manter abertas as portas sem que haja qualquer actividade, principalmente desde o início do corrente ano.. 


Decidiu, agora, face às inúmeras entregas de cartas de suspensão do contrato de trabalho que se juntam a algumas baixas médicas do foro psiquiátrico, tornando inviável a abertura de algumas lojas a partir do início deste mês de Agosto, proceder a :


1) Aliciamento de trabalhadores, durante a semana finda, para recuarem na suspensão com a promessa do pagamento dum salário;

2) Aliciamento de outros para avançarem para a suspensão, ou para a baixa médica, porque "a empresa não tem viabilidade e até Setembro fecha";

3) Comunicação, no final da presente semana (e dos aliciamentos),  às chefias locais duma 'lista de nomeados' - 5 por local - aos quais serão pagos um vencimento, não o sendo feito aos restantes...que assim se vêem 'obrigados' a enviar cartas de suspensão.

A situação nesta empresa torna-se, a cada dia que passa e a cada medida que a administração toma, uma tortura psicológica, a juntar ao destroçar de vidas, dos seus trabalhadores, sem que haja lei, ou algo que os detenha.

Lídia Oliveira
Ex- trabalhadora da Moviflor
Ex- Delegada Sindical da loja de Corroios
Ex- Representante dos trabalhadores da Moviflor na Assembleia de Credores.

[ESTE TEXTO FOI ENVIADO A DIVERSOS ORGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL; DEPUTADOS; GRUPOS PARLAMENTARES E OUTROS ORGANISMOS LIGADOS AO PROBLEMA]

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sem união, nem luta a sério, imaginem se....

...tivéssemos estado unidos e a lutar A SÉRIO!??!
&&&&&&&&&&&&&&&&
Em jeito de arquivo...

"2013...UM ANO DE LUTA E RESULTADOS
  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA O DIA 25 DE ABRIL COM CONCENTRAÇÃO À PORTA DAS LOJAS.

OBJECTIVO: PAGAMENTO DO RESTANTE VENCIMENTO DO MÊS DE MARÇO.
RESULTADO: NO DIA 24 DE ABRIL (ENTRE AS 18H E AS 19H) FORAM PAGOS OS
VALORES AOS TRABALHADORES COM CONTAS NO BANIF E NO DIA 25 DE ABRIL
- FERIADO!!! - FORAM PAGOS OS VALORES AOS RESTANTES TRABALHADORES.

  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA DIA 27 JUNHO (GREVE GERAL) COM CONCENTRAÇÃO JUNTO ÀS INSTALAÇÕES DOS ESCRITÓRIOS NO GREEN PARK.
[VÍDEO NA LOJA DE BRAGA] [

OBJECTIVO: PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM ATRASO DESDE O MÊS DE ABRIL.
RESULTADO: MARCAÇÃO NESSE MESMO DIA DE REUNIÃO DA ADMINISTRAÇÃO
COM TODAS AS CHEFIAS DA QUAL RESULTOU A DECISÃO DE SE DAR INÍCIO AO
PAGAMENTO DE VERBAS SEMANAIS - TRANCHES - CORRESPONDENTES A 20%
POR SEMANA REFERENTE AO ÚLTIMO MÊS EM FALTA, ATÉ À HOMOLOGAÇÃO
DO PER.
- Na referida reunião ficou, também, referido que seria feito um pagamento 'substancial' relativamente ao montante total em dívidas (vencimentos e subsídios) que nunca foi efectuado.

  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA DIA 08 DEZEMBRO,COM CONCENTRAÇÃO À PORTA DAS LOJAS.

OBJECTIVO: PAGAMENTO CORRESPONDENTE A UM MÊS DE VENCIMENTO,
FOSSE COMO TAL, OU AVANÇO DOS MONTANTES EM DÍVIDA.
RESULTADO: NO DIA 19 DE DEZEMBRO FORAM PAGOS OS RESTANTES 30% DO
MÊS DE AGOSTO + 70% DO MÊS DE SETEMBRO.
- No mês de Novembro verificaram-se falhas nos pagamentos - reduções e semanas sem pagamento.
- No dia 17 Dezembro foi publicada a homologação do PER, pelo que estes montantes não teriam de ser necessariamente pagos, revertendo para a forma de pagamento da dívida aos trabalhadores prevista no PER; no entanto, segundo o entendimento dos advogados do Sindicato, o mês de Dezembro já deveria ter sido pago na integra e na devida data.
&&&&&&&

No entretanto, ao longo de todo o ano, foram levadas a efeito diversas acções:
· quer pelo Sindicato com comunicados;
· quer através de diversos Deputados da Assembleia da República com o envio de perguntas ao Governo;
· quer por trabalhos jornalísticos com vista à informação sobre a situação dos trabalhadores. Neste contexto pudemos contar com o apoio de jornalistas da SIC e da TVI, não só com pequenas notícias online; como na reportagem sobre o encerramento das duas primeiras lojas; assim como na ampla cobertura feita da intensa jornada de luta que foi o dia 08 de Dezembro de norte a sul;
·quer pelos trabalhadores com protestos nas redes sociais: foi criado um Grupo Fechado no Facebook, para debate e divulgação do decorrer da situação, com especial atenção para os colegas que se viram obrigados a recorrer à suspensão dos contratos de trabalho ficando, assim, arredados das informações mínimas que iam sendo enviadas para os locais de trabalho.

QUEM LUTA NÃO GANHA SEMPRE, MAS QUEM NÃO LUTA...PERDE SEMPRE!
&&&&&&&&&&&&&&&

Em 2014 realizou-se uma Greve - 08 Março - cuja incidência foi relativa, na medida em que o despedimento colectivo incluiu quase toda a estrutura sindical dentro da empresa - apenas uma delegada sindical e uma dirigente não foram incluídas - o que reforçou o que, até aí, tinha sucedido no que toca à adesão dos trabalhadores (com relativa excepção da primeira greve de Junho'13): basicamente a greve foi feita pelos trabalhadores despedidos e trabalhadores que foram ludibriados com promessas de pagamento dum determinado valor (muito abaixo do devido por lei!) ao aceitarem 'rescisões amigáveis' que de amigáveis nada tiveram e resultaram no maior logro dentro da empresa.

Fora essa greve, marcada muito a contra-gosto pelo CESP e, talvez por esse motivo, resultou num descalabro de desorganização inicial que só pela muita força dum grupo que não desarma - de norte a sul! - de que se deve realçar as lojas do Porto, Braga, Viseu, Fundão e Olhão; na zona da grande Lisboa, sem salientar lojas já que, se destaque houve, foi pela negativa: a quase totalidade pontuou-se por uma cobardia generalizada, onde apenas se pôde contar com um punhado de resistentes, dispersos entre lojas e armazém central, que não desarmaram...nem desarmam!
CORROIOS, 08.03.2014

LINKS RELACIONADOS:


terça-feira, 29 de julho de 2014

ONDE ESTAMOS E COMO?

Passado um ano, do que se considerou o fim deste Blog, a ele retomo para dar conta, agora, do fim...da MOVIFLOR.

Há um ano estávamos no início do fim, hoje estamos chegados ao fim. Há um ano estava-se com dois meses de salários em atraso, hoje está-se com seis. Há um ano optou-se por uma luta aberta, e não encapotada neste Blog, mas o número de trabalhadores com coragem para a luta não aumentou na proporção directa do aumento da exploração. Até parecia que quanto maior a exploração, menor a disposição para a luta.

Há um ano depositavam-se quase todas as esperanças no PER que, tal como alguns avisos faziam adivinhar, foi um fiasco...sete meses após a homologação (16 Dezembro 2013) a empresa ainda diz: <<(...)A administração da empresa garantiu que o plano está prestes a “arrancar”, sendo depois possível “resolver o problema dos trabalhadores”. (...)>>>...sete meses depois, está-se prestes a arrancar...o quê??? Ainda mais um pouco da nossa capacidade de acreditar?!? Duvido, nem isto conseguem arrancar, quanto mais com o PER.

Durante todo este tempo aumentou a dívida aos trabalhadores; diminuiu o número de efectivos com o despedimento colectivo de quase duzentos trabalhadores, onde se incluíram todos os tipos de faltas justificadas, incluindo grávidas, com o objectivo primeiro de atingir os que foram considerados traidores, pela 'dona disto tudo em ponto pequeno', ao recorrerem à suspensão! Perderam-se casas e outros bens; destruíram-se famílias e vidas; levou-se ao suicídio (directa ou indirectamente) algumas pessoas.

Durante todo este tempo um punhado de 'meia dúzia de teimosos' insistiu em pressionar a administração, apresentando-se no Green Park por diversas vezes; levou o problema aos Deputados que aceitaram responder aos pedidos de audiência, inclusive uma Comissão Parlamentar: a todos eles foram expostas as condições miseráveis em que os trabalhadores e ex-trabalhadores se encontravam; as continuadas falhas no cumprimento da lei; o contínuo desrespeito pela dignidade humana. 

Pelo caminho ficaram duas greves - 08 Dezembro 2013 e 08 Março 2014 - basicamente feita por ex-trabalhadores no despedimento colectivo, raríssimos os apoiantes no activo: alguns 'forçados' sabe-se lá se por vergonha, se por alguma pressão mais activa de quem estava do lado da luta. Assim foi feita a luta na MOVIFLOR...quase sem se dar por ela, tal a cobardia e falta de dignidade duma maioria de egocêntricos, cuja visão do mundo se resume à sua 'pequenininha vidinha'.

E como resposta a tudo isto obtém-se, agora, notícias de vendas à pressa do recheio das lojas; o levantar de equipamentos de armazéns; a inexistência de verbas para devolver aos clientes com material ainda em falta e tudo o mais que por aí venha, a juntar às dezenas de trabalhadores que recorreram recentemente, e continuam a recorrer, à suspensão do contrato de trabalho por falta de pagamento de salários que irá obrigar ao fecho de muitas lojas por falta de pessoal.

A partir da homologação do PER os pagamentos continuaram a ser feitos em tranches (excepção do mês de Março), tendo ficado por pagar o mês de Janeiro, os restantes 25% de Maio, já em finais de Junho, a que se juntam os meses de Junho e Julho.

E no meio disto tudo onde fica o CESP? Pois, não se sabe. Perdido entre a luta dos poucos que nunca desistiram, mas cuja pressão deixou de se verificar a partir do despedimento colectivo, já que todos os mais activos lá estavam e a suposta defesa dos 'quinhentos' que ficavam, bem como do medo de ser apelidado de causador da insolvência. Fraco sindicalismo este que assim abandona trabalhadores à sua sorte!


Ora, a 'discutir formas de luta' já andavam, pelo menos, desde o dia 07 Janeiro 2014 e nunca se viu nada, com excepção da greve do dia 08 Março que mais parecia ser de vários sindicatos e onde, mais uma vez, pontificaram os 'despedidos', basicamente. Com a descoordenação e falta de apoio, foi o que se viu: alguns 'bonecos' na comunicação social (protagonismos precisam-se) e de resto...nada! 

Depois...os trabalhadores 'poderão avançar com pedidos de insolvência'...como? Com o apoio do CESP que sempre negou, disfarçado de muitas desculpas, qualquer avanço fosse a que título fosse, para tribunal?!? Os trabalhadores que avançaram com pedidos de insolvência tiveram de o fazer recorrendo a advogados particulares, mesmo os que eram sócios do CESP e que, entretanto, se foram desvinculando, claro.

E assim chegamos ao "onde estamos e como?" Pois, estamos fodidos e nem sequer pagos! Milhares de euros de dívida que os trabalhadores nunca irão ver! Um Sindicato que não o soube ser, não facultando as informações correctas e atempadas, por forma a levar os trabalhadores a tomarem consciência da real situação e mobilizando-os para a luta ! Umas centenas de 'invertebrados' que recusaram reduzir o tempo de miséria, tomando algumas medidas que teriam forçado a acabar com o inferno mais cedo, possibilitando o recurso ao Fundo Garantia Salarial! 

Este é o fim mais inglório que se poderia adivinhar, há um ano...sem luta, nem mérito! Abandonados e ignorantes! DESUNIDOS NO FIM COMO SEMPRE ESTIVEMOS DESDE O INÍCIO!!!