Translate

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sem união, nem luta a sério, imaginem se....

...tivéssemos estado unidos e a lutar A SÉRIO!??!
&&&&&&&&&&&&&&&&
Em jeito de arquivo...

"2013...UM ANO DE LUTA E RESULTADOS
  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA O DIA 25 DE ABRIL COM CONCENTRAÇÃO À PORTA DAS LOJAS.

OBJECTIVO: PAGAMENTO DO RESTANTE VENCIMENTO DO MÊS DE MARÇO.
RESULTADO: NO DIA 24 DE ABRIL (ENTRE AS 18H E AS 19H) FORAM PAGOS OS
VALORES AOS TRABALHADORES COM CONTAS NO BANIF E NO DIA 25 DE ABRIL
- FERIADO!!! - FORAM PAGOS OS VALORES AOS RESTANTES TRABALHADORES.

  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA DIA 27 JUNHO (GREVE GERAL) COM CONCENTRAÇÃO JUNTO ÀS INSTALAÇÕES DOS ESCRITÓRIOS NO GREEN PARK.
[VÍDEO NA LOJA DE BRAGA] [

OBJECTIVO: PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM ATRASO DESDE O MÊS DE ABRIL.
RESULTADO: MARCAÇÃO NESSE MESMO DIA DE REUNIÃO DA ADMINISTRAÇÃO
COM TODAS AS CHEFIAS DA QUAL RESULTOU A DECISÃO DE SE DAR INÍCIO AO
PAGAMENTO DE VERBAS SEMANAIS - TRANCHES - CORRESPONDENTES A 20%
POR SEMANA REFERENTE AO ÚLTIMO MÊS EM FALTA, ATÉ À HOMOLOGAÇÃO
DO PER.
- Na referida reunião ficou, também, referido que seria feito um pagamento 'substancial' relativamente ao montante total em dívidas (vencimentos e subsídios) que nunca foi efectuado.

  • PRÉ-AVISO DE GREVE PARA DIA 08 DEZEMBRO,COM CONCENTRAÇÃO À PORTA DAS LOJAS.

OBJECTIVO: PAGAMENTO CORRESPONDENTE A UM MÊS DE VENCIMENTO,
FOSSE COMO TAL, OU AVANÇO DOS MONTANTES EM DÍVIDA.
RESULTADO: NO DIA 19 DE DEZEMBRO FORAM PAGOS OS RESTANTES 30% DO
MÊS DE AGOSTO + 70% DO MÊS DE SETEMBRO.
- No mês de Novembro verificaram-se falhas nos pagamentos - reduções e semanas sem pagamento.
- No dia 17 Dezembro foi publicada a homologação do PER, pelo que estes montantes não teriam de ser necessariamente pagos, revertendo para a forma de pagamento da dívida aos trabalhadores prevista no PER; no entanto, segundo o entendimento dos advogados do Sindicato, o mês de Dezembro já deveria ter sido pago na integra e na devida data.
&&&&&&&

No entretanto, ao longo de todo o ano, foram levadas a efeito diversas acções:
· quer pelo Sindicato com comunicados;
· quer através de diversos Deputados da Assembleia da República com o envio de perguntas ao Governo;
· quer por trabalhos jornalísticos com vista à informação sobre a situação dos trabalhadores. Neste contexto pudemos contar com o apoio de jornalistas da SIC e da TVI, não só com pequenas notícias online; como na reportagem sobre o encerramento das duas primeiras lojas; assim como na ampla cobertura feita da intensa jornada de luta que foi o dia 08 de Dezembro de norte a sul;
·quer pelos trabalhadores com protestos nas redes sociais: foi criado um Grupo Fechado no Facebook, para debate e divulgação do decorrer da situação, com especial atenção para os colegas que se viram obrigados a recorrer à suspensão dos contratos de trabalho ficando, assim, arredados das informações mínimas que iam sendo enviadas para os locais de trabalho.

QUEM LUTA NÃO GANHA SEMPRE, MAS QUEM NÃO LUTA...PERDE SEMPRE!
&&&&&&&&&&&&&&&

Em 2014 realizou-se uma Greve - 08 Março - cuja incidência foi relativa, na medida em que o despedimento colectivo incluiu quase toda a estrutura sindical dentro da empresa - apenas uma delegada sindical e uma dirigente não foram incluídas - o que reforçou o que, até aí, tinha sucedido no que toca à adesão dos trabalhadores (com relativa excepção da primeira greve de Junho'13): basicamente a greve foi feita pelos trabalhadores despedidos e trabalhadores que foram ludibriados com promessas de pagamento dum determinado valor (muito abaixo do devido por lei!) ao aceitarem 'rescisões amigáveis' que de amigáveis nada tiveram e resultaram no maior logro dentro da empresa.

Fora essa greve, marcada muito a contra-gosto pelo CESP e, talvez por esse motivo, resultou num descalabro de desorganização inicial que só pela muita força dum grupo que não desarma - de norte a sul! - de que se deve realçar as lojas do Porto, Braga, Viseu, Fundão e Olhão; na zona da grande Lisboa, sem salientar lojas já que, se destaque houve, foi pela negativa: a quase totalidade pontuou-se por uma cobardia generalizada, onde apenas se pôde contar com um punhado de resistentes, dispersos entre lojas e armazém central, que não desarmaram...nem desarmam!
CORROIOS, 08.03.2014

LINKS RELACIONADOS:


terça-feira, 29 de julho de 2014

ONDE ESTAMOS E COMO?

Passado um ano, do que se considerou o fim deste Blog, a ele retomo para dar conta, agora, do fim...da MOVIFLOR.

Há um ano estávamos no início do fim, hoje estamos chegados ao fim. Há um ano estava-se com dois meses de salários em atraso, hoje está-se com seis. Há um ano optou-se por uma luta aberta, e não encapotada neste Blog, mas o número de trabalhadores com coragem para a luta não aumentou na proporção directa do aumento da exploração. Até parecia que quanto maior a exploração, menor a disposição para a luta.

Há um ano depositavam-se quase todas as esperanças no PER que, tal como alguns avisos faziam adivinhar, foi um fiasco...sete meses após a homologação (16 Dezembro 2013) a empresa ainda diz: <<(...)A administração da empresa garantiu que o plano está prestes a “arrancar”, sendo depois possível “resolver o problema dos trabalhadores”. (...)>>>...sete meses depois, está-se prestes a arrancar...o quê??? Ainda mais um pouco da nossa capacidade de acreditar?!? Duvido, nem isto conseguem arrancar, quanto mais com o PER.

Durante todo este tempo aumentou a dívida aos trabalhadores; diminuiu o número de efectivos com o despedimento colectivo de quase duzentos trabalhadores, onde se incluíram todos os tipos de faltas justificadas, incluindo grávidas, com o objectivo primeiro de atingir os que foram considerados traidores, pela 'dona disto tudo em ponto pequeno', ao recorrerem à suspensão! Perderam-se casas e outros bens; destruíram-se famílias e vidas; levou-se ao suicídio (directa ou indirectamente) algumas pessoas.

Durante todo este tempo um punhado de 'meia dúzia de teimosos' insistiu em pressionar a administração, apresentando-se no Green Park por diversas vezes; levou o problema aos Deputados que aceitaram responder aos pedidos de audiência, inclusive uma Comissão Parlamentar: a todos eles foram expostas as condições miseráveis em que os trabalhadores e ex-trabalhadores se encontravam; as continuadas falhas no cumprimento da lei; o contínuo desrespeito pela dignidade humana. 

Pelo caminho ficaram duas greves - 08 Dezembro 2013 e 08 Março 2014 - basicamente feita por ex-trabalhadores no despedimento colectivo, raríssimos os apoiantes no activo: alguns 'forçados' sabe-se lá se por vergonha, se por alguma pressão mais activa de quem estava do lado da luta. Assim foi feita a luta na MOVIFLOR...quase sem se dar por ela, tal a cobardia e falta de dignidade duma maioria de egocêntricos, cuja visão do mundo se resume à sua 'pequenininha vidinha'.

E como resposta a tudo isto obtém-se, agora, notícias de vendas à pressa do recheio das lojas; o levantar de equipamentos de armazéns; a inexistência de verbas para devolver aos clientes com material ainda em falta e tudo o mais que por aí venha, a juntar às dezenas de trabalhadores que recorreram recentemente, e continuam a recorrer, à suspensão do contrato de trabalho por falta de pagamento de salários que irá obrigar ao fecho de muitas lojas por falta de pessoal.

A partir da homologação do PER os pagamentos continuaram a ser feitos em tranches (excepção do mês de Março), tendo ficado por pagar o mês de Janeiro, os restantes 25% de Maio, já em finais de Junho, a que se juntam os meses de Junho e Julho.

E no meio disto tudo onde fica o CESP? Pois, não se sabe. Perdido entre a luta dos poucos que nunca desistiram, mas cuja pressão deixou de se verificar a partir do despedimento colectivo, já que todos os mais activos lá estavam e a suposta defesa dos 'quinhentos' que ficavam, bem como do medo de ser apelidado de causador da insolvência. Fraco sindicalismo este que assim abandona trabalhadores à sua sorte!


Ora, a 'discutir formas de luta' já andavam, pelo menos, desde o dia 07 Janeiro 2014 e nunca se viu nada, com excepção da greve do dia 08 Março que mais parecia ser de vários sindicatos e onde, mais uma vez, pontificaram os 'despedidos', basicamente. Com a descoordenação e falta de apoio, foi o que se viu: alguns 'bonecos' na comunicação social (protagonismos precisam-se) e de resto...nada! 

Depois...os trabalhadores 'poderão avançar com pedidos de insolvência'...como? Com o apoio do CESP que sempre negou, disfarçado de muitas desculpas, qualquer avanço fosse a que título fosse, para tribunal?!? Os trabalhadores que avançaram com pedidos de insolvência tiveram de o fazer recorrendo a advogados particulares, mesmo os que eram sócios do CESP e que, entretanto, se foram desvinculando, claro.

E assim chegamos ao "onde estamos e como?" Pois, estamos fodidos e nem sequer pagos! Milhares de euros de dívida que os trabalhadores nunca irão ver! Um Sindicato que não o soube ser, não facultando as informações correctas e atempadas, por forma a levar os trabalhadores a tomarem consciência da real situação e mobilizando-os para a luta ! Umas centenas de 'invertebrados' que recusaram reduzir o tempo de miséria, tomando algumas medidas que teriam forçado a acabar com o inferno mais cedo, possibilitando o recurso ao Fundo Garantia Salarial! 

Este é o fim mais inglório que se poderia adivinhar, há um ano...sem luta, nem mérito! Abandonados e ignorantes! DESUNIDOS NO FIM COMO SEMPRE ESTIVEMOS DESDE O INÍCIO!!!


sexta-feira, 19 de julho de 2013

ESTE BLOG ACABA AQUI!

Este BLOG NÃO SE JUNTOU À EMPRESA!, apenas se esgotou na incapacidade dos trabalhadores da empresa - NA SUA GRANDE GENERALIDADE - assumirem a dignidade de se unirem e lutarem UM POR TODOS E TODOS POR UM!

Assim sendo deixa de fazer sentido que 'meia dúzia' continue a assumir um protesto que nunca foi acompanhado; sempre se preferiu o 'diz que disse', a conspiração pelos cantos, o comentário anónimo, a falta de solidariedade para com os que eram perseguidos e prejudicados com represálias. Nem as pequenas vitórias serviram para impedir que muitos, mesmo muitos!, continuassem a funcionar na base do individualismo egoísta e bacoco, na base do 'salve-se quem puder e quem vier atrás que feche a porta'.

ESTE BLOG ACABA AQUI! Outras lutas virão mas já não neste registo...anónimo! Agora ficamos à espera de todos aqueles que criticam e nada fazem...daqueles que, perante o silêncio do blog, apenas conseguiram concluir que o mesmo (os seus autores) se passaram para o outro lado...triste mentalidade esta que acaba por dar a vitória a quem nos rouba a dignidade!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

LISBOA - ASSEMBLEIA DA REPUBLICA 27.06.2013

27 JUNHO 2013

PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL QUE TEMOS ESTAR DOIS MESES SEM RECEBER ORDENADOS, COM TODO O DRAMA QUE ISSO IMPLICA PARA QUEM VIVE DO SEU TRABALHO, NÃO É NOTÍCIA! POR ISSO ELES NÃO ESTAVAM LÁ, MAS...

... NÓS ESTÁVAMOS LÁ...
Foto: Trabalhadores da Moviflor em luta à porta da sede da empresa:
Em defesa do emprego - Pelo pagamento dos salários!

Os trabalhadores da Moviflor de Lisboa e Setúbal, estão concentrados junto à sede da empresa, em Lisboa, no Edifício Green Park, sito na Av. dos Combatentes. www.cesp.pt

quinta-feira, 27 de junho de 2013

OLHÃO

OBRIGADO!

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "E FICA TUDO DITO|":

Custa-me ver o estado em que isso está e ver que não há ninguém sério capaz de pegar nisso como deve de ser... Habituaram-se a "mamar" no tempo das vacas gordas e agora desgraçam a vida de todos aqueles que lhes suportaram (e talvez ainda suportem, nalguns casos) a boa vida ao longo destes anos todos. Fizemos (porque também fiz parte da ilusão até abrir os olhos) parte dessa degradação... e por meia dúzia de tostões, e na maior parte das vezes prejudicando a vida familiar. E não foi por falta de aviso, de ideias, de iniciativa e até ambição (saudável) que muitas vezes tive, sem querer ganhar muito com isso, a não ser aprender com a experiëncia dos mais velhos. Com humildade. Mas não. A Moviflor sempre esteve cheia de cérebros. Com tumor maligno, infelizmente. Gente pobre de espírito que gosta de um pouco de poder (no papel, porque muitas vezes acabam por se chatear mais e ganhar menos). Sempre gostaram de papéis, gráficos, regrinhas, procedimentos... E esqueceram-se da qualidade dos produtos, da qualidade dos serviços e, sobretudo... das pessoas. Estou solidário com todos vós, porque nem sequer consigo imaginar o que estão a passar. Força e lutem sempre! E sempre com a razão do vosso lado!

BRAGA

VIANA DO CASTELO